quinta-feira, 2 de maio de 2013

Militares da 4ª SBM/Santarém participam de palestra sobre animais peçonhentos


SAM_2248_2274No último dia 26 de abril, militares pertencentes ao efetivo da 4ª SBM/Santarém participaram de uma palestra sobre Animais Peçonhentos. O evento ocorreu no auditório do Aeroporto Maestro Wilson Fonseca.

SAM_2266Na oportunidade, o Professor, Mestre em Zoologia, Hipócrates Chalkidis, das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), apresentou aos militares e funcionários da INFRAERO as espécies de animais peçonhentos catalogados no município de Santarém, dentre os quais se encontram uma grande diversidade de aranhas, seguidas por serpentes e escorpiões. De maneira dinâmica, o professor expôs ao público participante os riscos e osSAM_2281 cuidados que devem ser tomados em caso de um possível acidente envolvendo esses animais com pessoas e apresentou as espécies de serpentes que já foram encontradas e possivelmente fazem das matas que cercam o aeroporto o seu habitat.

Para o Subtenente BM Pimentel, encarregado da 4ª SBM, a palestra foi de grande valia, haja vista que ocorrências envolvendo a captura de serpentes em toda área do aeródromo, inclusive no terminal de passageiros, tem sido frequente nos últimos meses, e ressalta: “Por ser o aeroporto de Santarém um local cercado por uma extensa região de mata, é de fundamental importância que nós, militares da 4ª SBM/INFRAERO, saibamos como proceder no momento e que formos solicitados para fazer a captura, o transporte e a soltura de um animal com um alto potencial lesivo, como é o caso das serpentes, como o Professor Hipócrates nos repassou hoje aqui, na teoria”.

SAM_2251SAM_2278SAM_2253 
Segundo o Professor Hipócrates, “difundir o conhecimento acerca dos animais Peçonhentos ajuda não só nas medidas preventivas que se devem ser tomadas em relação a eles, mas como também na preservação de cada espécie”.

Texto e Fotos: CB BM Alexandre/4ª SBM

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox