quarta-feira, 27 de junho de 2018

Bombeiros são homenageados em sessão especial da Câmara de Vereadores de Santarém


8362caf5-0c87-4c9e-92ad-963a3d7f4253Durante a sessão, as crianças integrantes do Programa Escola da Vida fizeram uma apresentação musical em homenagem aos bombeiros.

A Câmara dos Vereadores de Santarém, no oeste do Pará, realizou, nesta terça-feira (26), uma sessão especial em homenagem ao Corpo de Bombeiros. O evento foi alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. Na ocasião, 25 militares foram homenageados pelo destaque nos serviços prestados à população.

Estiveram presentes autoridades, familiares dos bombeiros e a comunidade em geral para prestigiar o evento. Entre os homenageados estavam bombeiros com muitos anos de profissão e histórias para contar, entre eles, sargento Wilsivaldo Viana, que há 24 anos está nesta profissão. Ele conta que seu primeiro salvamento foi o motivou para seguir na carreira, apesar dos treinamentos cansativos e difíceis que eram no início. “Tirar uma criança do fundo do rio e fazer a reanimação dela foi um momento que me inspirou muito, tanto é que fui buscar especialidades fora e até hoje continuo como bombeiro”, disse.

DSCN5807DSCN5684

Os bombeiros são profissionais que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, animais, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além disso, desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Um exemplo disso é o Projeto “Escola da Vida” (PEV), do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que desenvolve atividades educacionais e esportivas com crianças e adolescentes.

Wilsivaldo, subcoordenador do Programa “Escola da Vida”, disse que é gratificante ser reconhecido pelo trabalho que faz. “Tentamos não deixar faltar nada para as nossas crianças, desde a alimentação até as instruções. Visamos trazer qualificação para as crianças em vários aspectos e seguir nossa matriz curricular, que é a nível estadual. Então ficamos muito felizes de sermos agraciados com esse certificado”, declarou.

DSCN5764DSCN5694

O comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém, tenente coronel Ney Tito da Silva Azevedo, destacou que a data reforça o esforço e dedicação dos profissionais. “O Corpo de Bombeiros exerce inúmeras funções. [...] Para nós, essa data é de suma importância e esperamos que cada vez mais possamos dar o nosso melhor para melhorar a segurança de Santarém”, enfatizou.

Durante a sessão, as crianças integrantes do projeto Escola da Vida fizeram uma apresentação musical em homenagem aos bombeiros. Além da apresentação e da entrega do certificados, foi contada a história dos profissionais e exibido um vídeo com imagens do esforço e dedicação deles durante as atividades diárias.

O Vereador Alaércio Cardoso, autor do requerimento para a realização da sessão especial, falou sobre a importância de homenagear os profissionais. “O Corpo de Bombeiros é uma instituição que preza muito pela segurança da população e faz um trabalho social com as crianças. A sociedade sempre vai ser muito grata ao Corpo de Bombeiros e o nosso papel, enquanto Câmara Municipal, é reconhecer esse trabalho no nosso município. São pessoas que se dedicam e se dedicam já há bastantes anos. Temos alguns com até 30 anos de serviço e realmente merecem nosso reconhecimento”.

c55b0ff5-615b-42be-8e95-b4a3e955d5198fd31cb4-65e2-41f6-a14e-1eb0463273e0

Os critérios para a escolha dos homenageados, na Câmara Municipal, foram estabelecidos pelo próprio Corpo de Bombeiros. A data em homenagem aos Bombeiros Brasileiros foi instituída em 1954 por meio do Decreto Federal Número 35.309, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

DSCN5655DSCN5650

Texto: G1 Santarém, PA

Fotos: VC Vanessa Campos, ASCOM 4º GBM

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox