No último domingo (29), quatro alunos do Programa Escola da Vida (PEV Santarém), do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, participaram da 1ª Maratona de Canoagem Navegar, em Santarém. A Competição aconteceu na praia do Maracanã, até a ponte da Cargil e lago do Juá.
Felipe, Wallace, Orlandino e Zidane alunos do PEV Santarém, participaram da competição na categoria juvenil, após meses de preparação através do Projeto Pará Aquático, que também contempla o Programa no 4º GBM.
De acordo com o instrutor dos meninos, Subtenente Castro, os alunos do PEV demonstram muito interesse em se aperfeiçoar no esporte e desta vez, alcançaram resultados muito positivos.
“Eu fiz o convite para o grupo e os quatro responderam positivamente, querendo participar e eu incentivei. Fiz o treinamento intensivo durante aproximadamente um mês, e o resultado foi o esperado, excelente. Do segundo ao quinto lugar deu Pará Aquático.” disse.
A ideia principal do Projeto é incentivar os jovens à prática de atividades e esportes, e mais competições já estão sendo esperadas pelos pequenos atletas.
“A expectativa deles pro próximo evento é grande. O pessoal que está vindo, com a volta às aulas, vai fazer um nivelamento com o pessoal que está treinando, já em um nível bem mais alto e consegue remar 10 km tranquilo, e o pessoal vai ter que fazer um treinamento para condicionar para chegar no nível dos quatro que competiram agora.” Ressaltou.
Além dos meninos, o Militar também participou da competição, conquistando primeiro lugar à frente de atletas da Região e competidores que vieram da Noruega para participar do evento.
“Na minha categoria, em que eu competi com os Noruegueses, fui classificado como primeiro lugar. Consegui ganhar dos Noruegueses que remam muito, a tradição deles é canoagem, e gostaram tanto da prova que já se inscreveram pra próxima competição, que acontece em outubro, pra vir remar na Amazônia, que é o sonho deles.” Disse o Subtenente.