Durante os dias 26, 27 e 28 de julho, aconteceu em Juruti , no Pará, o 24º Festival das Tribos - o Festribal, onde é realizada a tradicional disputa entre as Tribos Munduruku e Muirapinima. A festa este ano trouxe o tema “Ensinamento: O legado da Cultura Indígena”. Desde 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará.
Para garantir a segurança do público durante todas as noites de Festribal, uma guarnição do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM), composta pelos 2º Sargentos Francenildo, Theisson, Quemel, Cabos Edenilson e Roneid, sob Comando do 2º Tenente Wilson Silva, deslocou-se para o município de Juruti.
A atuação dos Militares do 4º GBM iniciou com o serviço de vistoria técnica em todo o local onde aconteceu o evento, o “Tribódromo”, para verificação do cumprimento das exigências estabelecidas nas normas regulamentadoras quanto à segurança de público.
Durante os três dias de festa, a guarnição esteve no local para atender à população e aos visitantes, através de serviços de prevenção, combate a incêndio e o controle de público no local, visando melhor aproveitamento do evento, sem grandes alterações e evitando acidentes.De acordo com o Comandante da Guarnição, Tenente Wilson Silva, apesar do grande número de pessoas no local, o serviço foi tranquilo. A tribo Munduruku conquistou o título de campeã nesta edição do Festival. Mais imagens aqui.
“Apesar do grande público e da complexidade do evento, e com o apoio da equipe do SAMU do município, não foram registrados atendimentos. A Guarnição empregada na Operação desenvolveu todas suas atividades com o máximo de profissionalismo nas ocorrências que surgiram durante o serviço, passando aos expectadores, orientações acerca dos perigos estruturais no Tribódromo evitando assim possíveis acidentes. O serviço transcorreu sem alteração, haja vista que todas as situações anormais foram contornadas com sucesso pela Guarnição de Serviço no período do evento.” Ressaltou o Tenente Wilson Silva.
Ascom 4º GBM.
Imprima esta Postagem