segunda-feira, 12 de abril de 2010

4º GBM auxilia em resgate de peixe-boi



Na última sexta-feira (09/04), uma guarnição do 4º GBM, composta pelo 2º Tenente Danyel e Cabo Quemel, conduziram no flexboat da Unidade uma equipe do IBAMA e Zoofit até a comunidade de Igarapé do Costa, no Rio Amazonas, para realizarem o resgate de um peixe-boi que foi capturado acidentalmente por rede de pesca.

No local, a mais ou menos 20 quilômetros de Santarém, o animal já estava recebendo os primeiros cuidados pelos próprios comunitários.

“Trata-se de um filhote, uma fêmea de peixe-boi com aproximadamente dois meses de idade”, diz Sidcley, biólogo da Zoofit.
Devidamente acondicionado no flexboat, a filhote foi conduzida para Santarém, apresentando apenas pequenos ferimentos provocados pela rede de pesca, ficando sob responsabilidade do Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós até que esteja preparada para retornar à natureza.

O peixe-boi é um mamífero aquático que mais corre o risco de extinção no Brasil em virtude da caça indiscriminada. Além da espécie marinha, o peixe-boi da Amazônia vive principalemente nos lagos e rios de nossa região e ambos  são protegidos por leis de proteção ambientais.

Texto: Cb Quemel
Imagens: Ten Danyel/Cb Quemel
Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox