Desde o dia 26 de fevereiro de 2018, o serviço de alertas emergenciais para situações de risco, enviados através de mensagem de texto (SMS), contempla 15 estados da região Norte e Nordeste do país, concluindo a última fase da cobertura do serviço nacional.
Em Santarém, a 4ª Regional de Defesa Civil destaca a importância desta comunicação preventiva para que a população saiba se posicionar em situações de risco até a chegada do socorro, caso necessário.
“Aqui nós percebemos que o sistema de drenagem não consegue captar todo o volume de água das ruas, então, quem mora em alguns bairros passa por situações de deslizamentos e enxurradas, e esse serviço vai estar preconizando essas situações em áreas tendenciosas, uma grande vantagem, por que a população vai ter a informação muito mais rápida, sabendo como agir nestas situações, até a chegada dos Órgãos de Segurança Pública.” – Ressalta o Sargento Riller Lopes, Chefe de Operações da 4ª REDEC.
Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 contendo o CEP da área de onde deseja receber os sinais quando necessário. O serviço pode ser cancelado gratuitamente caso o usuário não tenha mais interesse em manter o cadastro, basta enviar uma mensagem com a palavra SAIR e o CEP, para o mesmo número (40199).
O serviço é totalmente gratuito e tem como principal objetivo alertar a população sobre os risco de temporais, alagamentos, deslizamos e todas as ocorrências em decorrência de desastres naturais. Os alertas são enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC).
Por Vanessa Campos, 5ª Seção, 4º GBM.
Imprima esta Postagem