Na manhã desta segunda-feira (3), Militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, pedagogos e psicólogos da equipe de Cinoterapia do “Projeto O Amicão” realizaram a aula piloto desta terapia complementar.
A Cinoterapia é uma técnica de intervenção terapêutica complementar da TAA (Terapia Assistida por Animais), a terapia surgiu por volta do século XVIII e consiste na utilização de cães adestrados para acompanhar pacientes em tratamento físico, psíquico e emocional.
Nesta aula, o percurso educativo foi montado no campo da Unidade do 4º GBM e as atividades consistiram em comandos básicos de interação entre criança e os dois cães (Sirius e Axel) empregados na sessão, como a ação de jogar uma bola para que o cão busque e o traga de volta, oferecendo a recompensa. Durante as atividades, cada profissional fez suas observações, que foram socializadas ao final e serão aperfeiçoadas no decorrer das sessões.
Emocionada, a mãe da criança participante da Aula Piloto, agradeceu à equipe e afirmou que já percebeu um grande interesse do filho na atividade, principalmente ao aceitar os comandos de forma tranquila, desenvolvendo de forma muito boa todas as fases do percurso.
Segundo o Cinotécnico Sd BM Carvalho, o objetivo desta sessão foi alcançado tendo em vista boa interação da criança com os cães e também pelas observações feitas pelos profissionais “É uma forma de entender o nosso trabalho, para que cada profissional entenda o seu espaço e trabalhe em conjunto, trazendo um pouco mais de segurança no desenvolvimento das atividades.” Ressaltou.
Ascom 4º GBM.
Imprima esta Postagem