segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Tempo seco favorece focos de incêndio em áreas de vegetação, alerta Bombeiros


  A corporação fica em alerta para prevenir queimadas tanto na área urbana, quanto na área rural. Queimar é crime ambiental e prevê prisão e multa aos responsáveis.WhatsApp Image 2017-10-25 at 20.24.39[12]

  O tempo seco e a baixa umidade do ar têm favorecido os focos de incêndio em áreas de vegetação em Santarém, no oeste do Pará, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação fica em alerta para prevenir queimadas tanto na área urbana, quanto na rural.

  Neste domingo (2), pelo menos dois focos de incêndio foram registrados pelos Bombeiros. Um na área de vegetação perto do Sindicato Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e outro na vila balneária de Alter do Chão, que fica distante quase 37 km da zona urbana.

  Em Alter do Chão, o fogo consumiu a vegetação rasteira na praça do Sairé, perto do Lago dos Botos. Segundo moradores, o fogo começou no início da tarde e foi controlado pouco tempo depois pelos próprios moradores. Ninguém se feriu e as causas são investigadas.

Crime ambiental

  Queimar é crime ambiental. A Lei 9605, de 1998 prevê prisão e multa aos responsáveis. Órgãos ambientais defendem que não há necessidade de queimar, pois há alternativas corretas e legais que podem ser utilizadas.

A maioria das queimadas são provocadas pela ação humana. O tempo e a baixa umidade do ar também contribuem para as ocorrências. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera.

Denúncias e chamados

  O Corpo de Bombeiros orienta a população denunciar quem esteja ateando fogo de forma irregular. Os chamados podem ser feitos ao Núcleo Integrado de Operações (NIOp), por meio do 190. Depois, os Bombeiros seguem para atender a ocorrência.

Orientações e cuidados

  O Corpo de Bombeiros faz um monitoramento com o objetivo de prevenir queimadas tanto na área urbana, quanto na área rural do município. Os Bombeiros também alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo.

Confira as orientações

  • Evite limpar terrenos com fogo
  • Evite descuidos que possam causar incêndio
  • Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação
  • Evitar queimar lixo no quintal de casa
  • Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa
  • Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo
  • Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização
  • Faça aceiro para queimadas controladas em roçados
  • Terrenos com mato devem ser roçados, nunca queimados

Fonte: G1 Santarém.

Foto: Arquivo do 4º GBM.

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox