sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Concluído: CMRSP do CBMPA forma 12 novos mergulhadores em Santarém


Após aproximadamente 40 dias de curso intensivo que envolveu inúmeras atividades práticas e teóricas o Curso de Mergulho de Resgate para Segurança Pública - CMRSP 2012 chegou ao fim com a cerimônia de formatura aberta ao público na piscina da Universidade do Estado do Pará, ocorrida ontem (20/12).
 
O curso, iniciado no dia 12 de novembro, foi autorizado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Pará - Coronel Hilberto e pelo Diretor de Ensino da Corporação - Coronel Ulisses, com a Coordenação do Comandante do 4º GBM - Tenente-Coronel Tavernard e Subcoordenação do Tenente Leandro Tavares, ressaltando também o apoio do Coronel Morais – Subcomandante do CBMPA.
 
A turma conseguiu formação após sete provas eliminatórias, das quais conseguiram concluir, dos 29 inscritos, apenas 12 militares pertencentes ao Corpo de Bombeiros das cidades de Santarém, Itaituba, Altamira, Belém e Macapá além de um militar pertencente ao Grupo Tático Operacional da Polícia Militar do Estado. “Depois de seis semanas chegamos ao final do curso e graças a Deus sem nenhuma alteração. Dos 29 inscritos, 12 concluíram com êxito e só temos que agradecer ao Comandante Geral por acreditar no potencial de Santarém para realização do curso”, falou o Comandante Tavernard.
 
Entre os 12 concluintes também está o Tenente do Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá, Elizeu Leão dos Santos. “Foi um comprometimento com o Corpo de Bombeiros e também com o meu Estado. Foi necessária dedicação integral e agora temos a vitória com o recebimento do certificado e brevê”, declarou o Tenente que conseguiu a segunda classificação. “Estou feliz, pois cada vez que se aproximava a formatura parecia que nós não conseguiríamos. Mas graças a Deus deu tudo certo”.
 
Para o Soldado Derlisson de Araújo Gonçalves, único integrante da Polícia Militar no curso, “Foram aproximadamente 40 dias de sofrimento com o grupo, hoje é um dia de vitória, éramos 29 e chegamos a 12. Não que os que não conseguiram alcançar não sejam vencedores. Eles tiveram coragem de tentar e esperaremos eles no próximo curso por que o Pará necessita de mais mergulhadores”, recordou o Soldado que prometeu repassar os conhecimentos obtidos para os militares do Grupo Tático Operacional (GTO).
 
Após a solenidade de formatura, que aconteceu dentro da piscina da UEPA, os 12 novos militares receberam das autoridades presentes, o certificado de conclusão do Curso de Mergulho de Resgate para Segurança Pública - CMRSP.
 
O curso foi o primeiro realizado pelo Corpo de Bombeiros em Santarém e em 2013 outros cursos, como o de Atendimento Pré-Hospitalar devem ser realizados. “Santarém já é um centro de treinamento, assim como um pólo universitário e esperamos novos cursos de aperfeiçoamento para garantir mais segurança à população que afinal de contas é o nosso dever maior”, finalizou Tavernard.
 
 
Texto: Martha Costa
Fotos: Sgt Quemel
Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox