segunda-feira, 11 de março de 2013

Defesa Civil e CPRM promovem capacitação para prevenção e gerenciamento de riscos geológicos e hidrológicos na Amazônia


imageimageNo dia 25 de fevereiro de 2013, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém - IFPA, foi realizada a solenidade de abertura do Curso de “Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia”.

Presidindo a solenidade o Sr. Thales de Queiroz Sampaio Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, compondo a mesa, o Sr. Darlison Rêgo Maia Coordenador da Defesa Civil de Santarém representando o Prefeito Municipal de Santarém Sr. Alexandre Von, Manfredo Ximenes Ponte Superintendente Regional de Belém do CPRM, Sr. Cláudio Scliar Pró-Reitor da Comunidade, Cultura e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Sra. Carmem Lúcia Leal Andrade Diretora Geral Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Santarém - IFPA, o Sr. Major QOBM Luís Cláudio Rêgo dos Santos Coordenador da 4ª Regional de Defesa Civil do Estado do Pará e o Sr. Leno Rodrigues Queiroz Gerente de Capacitação da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

imageO curso teve por finalidade transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres naturais ou induzidos, principalmente movimentos de massa e inundações. Pretende-se, assim, contribuir para o melhor desempenho dos técnicos da Defesa Civil do Estado e Coordenadorias Municipais, minimizando os riscos à população provenientes de processos dinâmicos de encostas e áreas sujeitas a inundações e enchentes.

17 (dezessete) Coordenadorias Municipais de Defesa Civil da região, participaram do curso: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Santarém, Prainha, Terra Santa, Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Altamira, bem como, profissionais de instituições de ensino e pesquisa com atuação na área de riscos geológicos e hidrológicos.

imageA equipe docente formada por Jorge Pimentel (CPRM/RJ), Breno Beltrão (CPRM/SUREG-RE), Bruno Eldorf (CPRM/SUREG-RE), José da Silva Amaral Santos (CPRM/SUREG-AS), David Franco Lopes (CPRM/SUREG-BE), Victor Hugo da Mota Paca (CPRM/SUREG-BE) Iris Celeste Bandeira (CPRM/SUREG-BE) e Tenente-Coronel QOBM José Augusto Almeida de Farias (Coordenador Adjunto de Defesa Civil do Estado do Pará), abordou os seguintes temas: Programa de Prevenção e Erradicação de Riscos em Assentamentos Precários do Ministério das Cidades; Introdução ao Gerenciamento de Áreas de Risco; Conceitos básicos de Risco e de Áreas de Risco; Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos. Tipologia, cenários, indicadores, critérios; Roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento de áreas de risco em setores de encosta e de baixada; Identificação, análise e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações; Terras caídas; Gerenciamento de áreas de risco; Obras de contenção; Hidrologia - Dinâmica fluvial e monitoramento de cheias; Monitoramento de cheias e Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC.

Os conceitos apresentados em sala foram aplicados na prática em duas áreas, anteriormente, identificadas pela Defesa Civil de Santarém, como áreas de risco, nos bairros de Matinha e Esperança.

O curso teve sua conclusão no dia 01 de março de 2013, no auditório do Instituto Federal do Pará, com a presença do Sr. Coronel QOBM João Hilberto Sousa de Figueiredo Coordenador Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do CBM/PA e do Sr. Tenente-Coronel QOBM José Almeida Coordenador Adjunto de Defesa Civil do Estado.

Texto: Cb BM Jânio/4ª REDEC

Imprima esta Postagem

2009-2018 * 4º GBM-PA *Customizado por Marcelo Quemel * Melhor visualizado no Google Chrome e Firefox